Caril de frango à tailandesa ou Kaeng Kai

Standard

Caril é o nome genérico que se dá às receitas em que se usa um tempero muito popular no Sudeste Asiático que tem o nome de curry – que em português é traduzido por caril. Kaeng é curry ou caril, no idioma tailandês e kai é frango ou galinha. A base da receita é o frango temperado com caril mas tem alguns ingredientes obrigatórios como leite de coco, molho de peixe, pasta picante de caril verde e pimenta. Vale a pena tentar fazê-la porque é uma das sopas mais gostosas que já comi na vida.

Nota: nos supermercados gourmet costuma-se achar uma pasta industrializada de nome Green curry cooking sauce que tem o leite de coco e o molho de peixe misturados com a tal pasta picante de caril verde. Se não achar essa pasta, pode tentar fazê-la usando estes ingredientes: pimenta verde, cebolinha, capim limão, sal, alho, galanga (parece gengibre), casca de em limão kaffir (se não achar pode ser tahiti), cominho em pó, semente de coentro, cúrcuma, óleo de palma, açúcar e molho de peixe. Se não conseguir achar todos esses temperos, faça com os que tiver. Todos os ingredientes devem ser triturados e depois passados em uma peneira

Caril de frango

Tendo o peito de frango e um pacote do tempero (green curry cooking sauce) fica muito fácil fazer a sopa. Para uma quantidade que dá para 8 a 10 pessoas precisará de: 2 peitos de frango cortados em cubinhos, 2 a 3 batatas ou 2 xícaras de chá de cubinhos de batata, 1 xícara de café de pimentão vermelho cortado em cubinhos bem pequenos e a mesma quantidade de pimentão amarelo, 1 alho poró picado em rodelas, 10 cogumelos de paris grandes ou 2 xícaras de chá cheias dos cogumelos cortados em fatias finas, 2 xícaras de chá cheias de broto de feijão, 3 colheres de sopa de óleo de coco (ou de milho) e 1 colher de café de sal com alho. Tempero: além da pasta de caril verde pode acrescentar, se quiser a sopa muito temperada, pimenta malagueta e gengibre.

Quanto à quantidade de tempero, este é ao gosto do freguês. Na Tailândia, a comida é tão apimentada que parece que vai sair fogo da boca enquanto se come e é preciso ir bebendo água para que saia só fumaça. Então aconselho ir colocando o tempero na sopa bem aos poucos e só depois que estiver feita à brasileira, ou seja, só com sal e alho.

Tempere o frango com sal, alho e um pouquinho de caril em pó ( ½ colherinha de café). Corte os vegetais conforme recomendado ( veja foto). Ponha para ferver 1 ½ litros de água.

Em uma panela grande, esquente o óleo e doure o frango. Junte o sal com alho, os pimentões e a batata. Mexa e deixe fritar. Antes que o óleo escureça despeje um pouco de água quente e deixe esta primeira água quase secar. Acrescente o alho poró e os cogumelos. Misture e deixe corar um pouquinho. Despeje água quente até cobrir os vegetais. Junte o broto de feijão. Mexa e prove o caldo. Agora vá colocando a pasta de caril verde misturada com o leite de coco e o molho de peixe do pacote do green curry cooking sauce de pouco em pouco, ou seja, misture uma colher de sopa, prove, depois outra e torne a provar. Acerte o tempero de acordo com o seu paladar. Se gostar de comida muito apimentada, acrescente molho de pimenta ou pimenta malagueta triturada em um pouco de óleo. Torne a provar e retifique o sal, se necessário. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar até que a batata e o broto de feijão fiquem ao dente (cozidos mas firmes) e o frango e os demais vegetais estejam macios.

Sirva em seguida e bem quente. Harmonize com um vinho Shiraz.

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimi-lo.

 

JANTAR À TAILANDESA

Convide seus amigos para um jantar à tailandesa agora que já tem as receitas do menu completo:

Entrada: Kaeng Kai ou Caril de frango

Prato principal: Pad Thai ou Pasta de arroz com carnes e legumes.

Sobremesa: Sangkhyaa Fak Thong ou Doce de coco na abóbora

Um pensamento sobre “Caril de frango à tailandesa ou Kaeng Kai

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s