Bolo de limão siciliano e côco

Standard

Inspirada em uma foto de bolo de limão resolvi tentar fazê-lo pela primeira vez*. Eu já tinha feito mousses e tortas, mas bolo de limão, nunca. Como adoro limão siciliano achei que este bolo poderia ficar bom. Farinha de trigo e ovo já faz tempo que substituí-los por farinha de arroz e por linhaça, por intolerância a esses alimentos e pela busca de uma vida mais saudável. Mas será que poderia substituir o leite de vaca pelo leite de coco?

Na cozinha, ao elaborarmos uma nova receita, às vezes temos que buscar na memória o paladar de cada um dos ingredientes e quase que senti-los juntos para depois nos arriscarmos à novas alquimias. Pois nesta receita tudo deu certo e o bolo ficou perfeito!

Vou passar a receita como a fiz, mas se quiser substitua a farinha, o açúcar, o leite e a linhaça pelos ingredientes tradicionais.

Pré-aqueça o forno a 200 graus. Misture os ingredientes: primeiro os secos – 2 xícaras de chá de farinha de arroz (ou de trigo), meia xícara de chá de açúcar demerara (ou comum). Depois misture o resto: 1 xícara de chá de leite de côco (ou de vaca), 3 colheres de sopa de linhaça hidratada com 6 colheres de sopa de água (ou 3 ovos), meia xícara de óleo de côco (ou outro óleo qualquer).

Raspe por cima somente a casca de 2 limões sicilianos (pequenos), com cuidado para não atingir a parte branca (senão amarga). Corte o menor deles e despeje seu suco junto ao restante dos ingredientes. Misture tudo, acrescente 1 colher de sopa de fermento químico e pronto!

Unte a forma antes de colocar a massa e leve ao forno por 30 minutos ou até que, ao espetar um palito este saia limpo. Espere esfriar para poder servi-lo. Prometo que é de comer de joelhos!

* Esta é uma receita da blogueira filha casada que ama comidas fit

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimi-lo.

One thought on “Bolo de limão siciliano e côco

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s