Salmão bonito e rápido 

Standard

Em um restaurante japonês é fácil identificar o salmão – servido fatiado, frio e cru, na forma de sushi ou sashimi – pela sua coloração característica. E na peixaria? Como varia muito de tamanho e aspecto e a coloração da carne vai do rosado claro até o quase vermelho, muitas vezes esse peixe, que tem pele cinza e escamas prateadas, pode deixar duvida se é mesmo um salmão. Pois saiba que esta variação é porque “salmão” é o nome genérico de várias espécies de peixe da família Salmonidae. Ele toma sua cor característica devido ao tipo de alimentação que consome, transformada em um pigmento de nome astaxantina. Seu consumo faz muito bem para a saúde pois é rico em Ômega 3.

 Salmão com crosta de gergelim

 Se você está com pouco tempo e deseja um prato com uma bonita apresentação, esta receita é ótima. Escolha uma posta de filé de salmão. Separe azeite, sal, gergelim branco e preto.

Tempere o peixe só com sal. Deixe no tempero de 15 minutos a meia hora.

Coloque os dois tipos de gergelim em um pratinho, em igual proporção e misture. Passe um pouco de azeite do lado superior do peixe – o que está sem a pele – e deite-o sobre o gergelim para que os grãos grudem por igual. Esquente 1 colher de sopa de azeite em uma frigideira anti-aderente e frite o salmão, primeiro com a crosta para baixo. Observe as laterais e quando o peixe mudar de cor até a metade da altura da posta, vire-o e deixe-o corar do outro lado. Retire da frigideira e coloque o peixe – desta vez com a crosta para cima – em uma assadeira untada com azeite e leve ao forno pré-aquecido (a 180 graus) para acabar de cozinhar. Quando espetar um garfo e este sair limpo, o peixe está pronto!

Sirva com salada, arroz ou risotto.  Como sugestão,  veja aqui a receita do risotto com limão siciliano. Acompanha bem um vinho branco tipo chardonnay.

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimi-lo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s