Bolinho de mandioca

Standard

Entre os bolinhos que nós mineiros fazemos como tira-gosto para acompanhar caipirinha ou cerveja, ou de última hora reforçar um almoço fraquinho, o que mais gosto é o de mandioca. Geralmente preparo como vai nesta receita, mas se quiser arrasar, coloque recheios!

Bolinho de mandioca

Aprenda a fazer receitas, como se diz, “no olho”, ou seja, sem medir quantidades. Esta será a primeira para você treinar! Vamos lá, coragem , vai dar certo porque é muito fácil.

Cozinhe a mandioca- de preferência a de massa amarela, pois é melhor. Quando estiver bem macia, amasse-a ainda quente dentro de uma bacia de plástico ou tigela. Para dar liga na massa é preciso colocar gema de ovo. Para o equivalente a 2 xícaras de chá de massa de mandioca vai uma gema de ovo – isto só para você ter noção. Misture bem. Não precisa colocar farinha de trigo, mas se a massa estiver mole, pode acrescentar – para esta quantidade de massa de mandioca – uma colher de sopa. Ao contrário, se a massa estiver difícil de trabalhar, grossa, pingue leite. Eu não costumo colocar nem farinha nem leite. Junte sal e pimenta e prove. Acrescente salsinha e cebolinha picadinhas e misture tudo.

Coloque óleo para esquentar em uma panela média. Quando estiver quente, despeje uma colherada da massa. Assim que a colocar, o óleo tem que espumar, mostrando estar no ponto. Aos poucos, coloque mais colheradas da massa, de modo que um bolinho não encoste no outro. Quando ver que coraram por baixo, vire e deixe corarem do outro lado.

Assim que tirar da panela, escorra os bolinhos rapidamente em um coador de aço inox e ponha-os para secar sobre papel toalha, tampando-os para não esfriarem. Sirva quente.

Se quiser rechear- pode ser com carne seca desfiada, tirinha de queijo minas, linguiça já frita e desmanchada – coloque o recheio dentro do bolinho antes de fritar e feche-o bem.

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimi-lo

 

 

 

 

 

 

One thought on “Bolinho de mandioca

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s