Bacalhau à francesa

Standard

Blogueira mãe e blogueira filha foram jantar na casa da filha mais velha, no sábado antes do Natal. A menina é sofisticada! Voltou do outro lado do mundo com ideias gastronômicas maravilhosas, baseadas nos pratos divinos que comeu em restaurantes bacanérrimos. Ela é bem espertinha, enquanto ficamos aqui publicando receitas fáceis e tradicionais, ela inventa novas receitas! Pois bem, vamos ao jantar!  Depois de nos servir aperitivos de inspiração franco oriental e brindarmos com um bom champagne, convidou-nos para sentar à mesa, posta com motivos natalinos. Sempre tudo muito clean e muito chique. Serviu-nos uma original entrada ítalo brasileira e depois nos trouxe um bacalhau empratado – cada um em um prato especialmente montado. Quando senti o aroma e provei a maravilha, disse: quero esta receita no blog! A danadinha, prevendo meu pedido, já tinha fotografado o preparo para o passo-a-passo! Restava apenas tirar a foto final. Enquanto nos deliciávamos com o bacalhau, ouvimos a história, bem divertida, de como e onde ela havia comido um peixe – pela apresentação e sabor – provavelmente feito de modo semelhante, em um restaurante francês muito sofisticado no Myanmar. Segue aqui a receita original: adaptada, fotografada e escrita por ela, em primeiríssima mão.

Bacalhau à francesa com cogumelos

Prepare as postas de bacalhau dessalgando-as com, pelo menos, 48 horas de antecedência, aferventando-as e retirando completamente ossos e pele. Veja como fazer em dica – bacalhau. Para cada posta, corte um pedacinho de bacon e uma cebola média. As cebolas serão cortadas conforme o uso que faremos delas: 1/4 bem picadinha e o restante em rodelas bem fininhas.

Limpe os cogumelos-de-paris e shitake (3 de cada para cada posta de bacalhau) com um guardanapo de papel e pique-os em cubinhos bem pequenos. Numa panela funda, deite o azeite e frite a cebola picadinha. Quando começar a dourar, acrescente primeiro o cogumelo-de-paris, que é mais durinho, e depois o shitake. Para temperar, coloque um pouco de molho shoyo, mas cuidado, é muito pouquinho ou vai estragar o bacalhau. Desligue o fogo quando verificar que os cogumelos estão macios.

O próximo passo é selar o bacalhau. Deite azeite em uma frigideira anti-aderente bem quente e grelhe de leve a posta apenas de um lado. Reserve.

Agora, prepare a cebola fatiada que restou. Passe-a no azeite quente até que fique dourada e quase macia. Lembre-se que irá terminar seu cozimento em outro momento. Reserve.

Em uma travessa refratária, disponha nessa ordem: 1/2 da cebola em fatias semi-pronta, 1/2 dos cogumelos que você já preparou e as postas de bacalhau com a parte selada para cima. Salpique os pedacinhos de bacon ao lado de cada posta. Regue com bastante azeite. Leve ao forno pré-aquecido, a uma temperatura de 200 graus, até verificar que tudo está macio. Cuidado para não deixar o bacalhau corar nem ressecar.

Enquanto o bacalhau cozinha, faça o molho de cebola. Doure o restante no azeite com um pouco de sal com alho e quando estiver bem macia, vá acrescentando água quente aos poucos, até que forme um caldo bem gostosinho. Bata no processador e depois coloque no fogo baixo, esperando o bacalhau. Neste momento, esquente aquele resto de cogumelos que você havia reservado na outra panela.

Retire o bacalhau do forno, separe as postas e reserve. Retire o bacon e despreze, ele já fez o seu papel.

Monte o prato rapidinho para nada esfriar:

Faça uma base com os cogumelos no meio do prato, como se fosse uma cama para o bacalhau: coloque por baixo o cogumelo que foi ao forno, e por cima aquele que ainda está inteiro e quentinho na panela. Coloque as postas por cima e disponha o caldo de cebolas em volta. Enfeite com um tomatinho cereja para dar cor.

Sirva acompanhado de um bom vinho, de preferência português.

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimi-lo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s