Bolinho de boteco

Standard

O boteco é uma instituição mineira. Como mineiro não tem praia, a gente se encontra no boteco da esquina (boteco é um bar pequeno, mas tão pequeno, que as mesas e cadeiras ficam na calçada) ou vai até um bar mais adiante para encontrar os amigos. No boteco, a gente bebe cerveja ou caipirinha e não come, petisca. Pra começar sua cozinha é minúscula, tem de fazer comidinhas rápidas e práticas. Se comer um prato cheio, junto com bebida, “empanzina” como diz o mineiro do interior, dá logo sono e se quer ir pra casa. Então se pede um torresminho aqui, uma linguicinha, ali. Logo mais se pede um pastel e um bolinho. E vai-se tarde e noite afora jogando conversa fora…

Esta receita é a típica de comida de bar ou buteco, como diz o mineiro:

Bolinho de mandioca com carne

Escolha uma mandioca da massa amarela, pois são as melhores. Descasque e cozinhe até ficar desmanchando de macia. Amasse um tanto que dê para completar 2 xícaras de chá cheias. Veja os outros ingredientes para o bolinho: 1 ovo, ½ xícara de chá de cheiro verde (salsinha e cebolinha) picadinho, a mesma quantidade de cebola batidinha, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 colherinha de café de sal com alho e o mesmo tanto de fermento em pó. Misture tudo para fazer a massa do bolinho. Prove se está bom de tempero. Uma pimentinha é bom.

O recheio tradicional é carne seca ou carne cozida de panela. Desfie a carne bem miudinho.

Para cada bolinho, coloque na palma da mão 1 colher de sobremesa da massa e faça uma bolinha. Amasse-a e coloque no meio 1 colher de café do recheio. Feche com cuidado para não sobrar recheio para fora e dê a forma que vê na foto.

Para fritar, coloque óleo até a metade de uma panela funda. Quando estiver quente, coloque o primeiro bolinho, se espumar é porque está no ponto. Pode colocar uma quantidade de bolinhos de modo a não encostar um no outro. Frite os bolinhos de um lado e depois de outro, sempre mexendo com um garfo. Assim que estiverem coradinhos, retire-os um a um com uma escumadeira e ponha para escorrer numa peneira. Daí passe para secar no papel absorvente.

Sirva quente, acompanhado de azeite ou de um bom molho de tomate, bem espesso e apimentado.

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimí-lo.

One thought on “Bolinho de boteco

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s