Banana flambada

Standard

Esta sobremesa, tão simples de fazer, onde se usa ingredientes tão comuns como açúcar e banana, tem uma aura especial de sofisticação. Por que será? Pelo delicioso sabor e o tchan! da flambagem com Cointreau! As pessoas associam fogo à romantismo e paixão! Então, aprenda a fazê-la e surpreenda o seu amor!

Banana flambada

Para 2 pessoas você vai precisar de 2 bananas prata grandes e bem maduras, 4 colheres de sopa cheias de açúcar cristal, ½ xícara de café de licor Cointreau e ainda 2 bolas de sorvete de creme ou outro mais sofisticado de sua preferência.

Primeiro prepare a calda de açúcar queimado. Coloque um caneco com água para esquentar – cerca de ½ litro. Espere que a água comece a ferver. Tome então uma frigideira baixa e larga e coloque o açúcar dentro. Leve ao fogo médio. Com uma colher de pau, mexa o açúcar todo o tempo, sem parar, até que ele derreta por igual e tome a cor de mel. Agora, despeje a água quente pelas beiradas, aos poucos. Verá que vai crepitar e formar uma pasta tipo puxa-puxa. Com paciência, continue mexendo e acrescentando água quente até formar uma calda rala, da cor de caramelo.

 

Descasque as bananas e coloque-as nesta calda. Deixe que as bananas cozinhem, virando-as de um lado para o outro. Para verificar se cozinharam, espete um garfo para testar.

Despeje o licor dentro de uma concha e leve-a ao fogo até começar a evaporar o líquido. Vire um pouquinho de modo que o fogo passe para dentro da concha e imediata e rapidamente entorne o conteúdo em chamas dentro da frigideira com as bananas. A calda deverá pegar fogo, que se apagará rapidamente. Tome cuidado ao fazer isto.

Sirva imediatamente, acompanhada do sorvete.

P. S. : a pedidos – se não tiver o licor Cointreau em casa, flambe com conhaque, cachaça, vodka ou whisky, nesta ordem de preferência. Não terá o mesmo sabor, mas é melhor do que não flambar…pois é aí que está a graça!

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimí-lo.

One thought on “Banana flambada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s